Comunicações Orais

Programação Atualizada 06/10
Fique atento para possíveis alterações em seu trabalho!

**INFORMES**
v  Cartas de aceite serão enviadas caso necessário, peça à semanahistoriaudesc@gmail.com
v  Os seguintes eixos foram suprimidos pela pouca quantidade de trabalhos: História Indígena; História e Mulheres; Patrimônio cultural e representações e Narrativas audiovisuais. Os trabalhos serão realocados de acordo com sua segunda opção, feita no momento da inscrição. Pedimos desculpas pelo transtorno.
v  Caso você não possa, de modo algum, apresentar no horário proposto, contate-nos.

IMPORTANTE
O trabalho deverá conter de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas e deverá ser enviado até o dia 05  dia 14 de outubro de 2015 em formato .DOC para o e-mail: semanahistoriaudesc@gmail.com.


PROGRAMAÇÃO

MANHÃ
- 9h às 12h

Sala 49 – 9h-12h – Gênero e representações
Debatedor:  Ms. Felipe Salvador Weissheimer (Doutorando PPGH/UDESC)

Marcelo de Jesus Silva
A construção do masculino em feira livre da cidade de Feira de Santana.
Andréia Amorim da Silva e Camila Nascimento Azevedo
Amor Clandestino: como o MIR e a AP lidavam com as relações de afeto na clandestinidade?
Mariane da Silva
O Movimento Feminino Pela Anistia em Santa Catarina: memória e esquecimento.
Roberto Carlos Silva e Silva
Duas pontas de um mesmo chifre: escárnio e trauma por meio da representação do corno na música brega.
Felipe Salvador Weissheimer
A castração e o Complexo de Édipo no diagnóstico em psicanálise.
João Lucas Fagundes Versiani Gusmão e Helen Ulhôa Pimentel
Os Discursos Científicos do Século XIX e o Corpo Negro na Obra Cinematográfica “Vênus Negra” (2010)
Josiély Koerich
O 'Archivo del Terror' do Paraguai: trajetória e usos políticos do passado
Tamy Amorim da Silva
Narrações sobre Carmen de Lara Castro­ - Gênero e Direitos Humanos no Paraguai (1967­-1993).

Auditório novo – 9h-12h – História e Literatura
Debatedor: Ms. Talita Sauer Medeiros (Doutoranda PPGH/UFSC)

Carlos Eduardo da Costa Campos
Suetônio e a representação do nascimento apolíneo de Caesar Augustus
Emilly Fidelix da Silva
Clarice Lispector e a escrita epistolar: encurtando distâncias entre 1944-1959
Paola Povosian Freitas Calle
"Os Gigantes Peludos": um relato dentro do gênero utópico
Lucas Sohn Albuquerque
Revolta e urgência: a produção e publicação do romance recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto.
Isadora Muniz
As representações do casamento oitocentista nas obras machadianas.
Jamylle Goulart Colvara
"O Sacro Império Romano-Germâno do século XVIII representado em "Os Bandoleiros" de Friedrich Schiller
Ana Carolina Nascimento
Visões de Mundo: o olhar de Montaigne sobre os índios tupinambás da costa brasileira

Auditório (Sala 42) – 9h-10:30h – Visões de Mundo 
Debatedor: Ricardo Duwe (Mestrando PPGH/UDESC)

Raphael Yuri Coelho Prata
Influências do tomismo e do neo-tomismo na formação do pensamento filosófico e educacional brasileiro.
Fabrício Massaneiro Oliveira e Silva
Do Mediterrâneo ao Atlântico: a­pontamentos sobre Zéjel e Trova.
Elio Portella Junior
"Os baptistas tem uma mensagem educacional para o mundo": o messianismo da cosmovisão estadunidense oitocentista e a educação protestante-batista no Brasil
Gabriel Passold
A arte e a construção de outros lugares: Uma análise estética do Rap.

Sala 59 – 9h-12h – Estudos africanos e da Diáspora
Debatedora: Ms. Fernanda Mara Borba (Doutoranda PPGH/UDESC)

Aline Dias dos Santos
O livro didático de história em debate: Apontamentos acerca do impacto da lei 10.639
Carol Lima de Carvalho e Ticiane Caldas
Análise das atuações profissionais dos/as docentes das universidades particulares (UNIASSELVI e FACVEST) e comunitárias (UNIDAVI e FURB) do Estado de Santa Catarina.
Maria Carolina Eli
Os "nós" de um turbante: identidades e estéticas negras
André Fernandes Passos
O tráfico de escravos e a economia de abastecimento de Santa Catarina, século XIX.
Carolina Corbellini Rovaris
Construindo vidas em liberdade na Diáspora: experiências e estratégias de Antonio da Costa Peixoto e Manoel Luis Leal na Ilha de Santa Catarina (1861 – 1879)
Mariana Heck
É possível pensar em um ensino de história decolonial? Alguns apontamentos sobre os currículos dos cursos de história das universidades públicas de Santa Catarina (2011-2012)

TARDE
- 13:30h às 17:30h

Auditório (Sala 42) – 13:30h-17:30h – Visões de Mundo (continuação da manhã)
Debatedor: Ricardo Duwe (Mestrando PPGH/UDESC)

Kerollainy Rosa Schütz
Infâncias e processos de ensino-apredendizagem de crianças indígenas: uma discussão a partir da obra “Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização”.
Arielle Rosa Rodrigues
Nas militâncias políticas de esquerda uma esperança de mudar o mundo
Daniele Prozczinski
O século de humilhação: Revoltas populares e imperalismo na China no séc. XIX.
Tiago João José Alves
Circulando pela América Latina: a crise Argentina de 2001 e a fundação do grupo paranaense Construção ao Socialismo (CAS).
Rodrigo Prates de Andrade
A guerra e a escrita da história na Coroa de Aragão (séculos XII-XIII): possibilidades de pesquisa
Leonardo de Lara Cardoso
Imagens de Minerva: uma análise polissêmica
Silvana de Paula Palma
A cidade do sol e Nova Atlântida: As mulheres nas utopias modernas e as (Des) Igualdades imaginadas.
Lívia Bernardes Roberge
Os Diggers e a Terceira Via da Revolução de 1640: violência e resistência na Inglaterra do século XVII.

Sala 49 – 13:30h-17:30h – Gênero e Representação (continuação da manhã)
Debatedor:  Ms. Felipe Salvador Weissheimer (Doutorando PPGH/UDESC)

Cristhina Boni Lavratti
A questão da honra levada “a ferro e a fogo”: o machismo discutido no Direito e reportado no jornal O Estado de Santa Catarina.
Joana Maria Pedro e Musa Santos
Clandestinidade: gênero e memória.
Jovelina Lenir Carlini da Rocha
A prostituição em debate: intervenção político-social da pastoral da mulher marginalizada em Rondonópolis.
Ana Lúcia Barbosa, Francine De Souza Trajano e Roberta Amabile Patrão
Questões de gênero: a visão das crianças em formação e as formas de abordagem na escola.
Kariane Camargo Svarcz
E como estão elas na Física? Investigação sobre a situação presencial e participativa das mulheres na física. Uma leitura histórica na perspectiva de gênero e ciência.

Sala 32 – 13:30h-17:30h – Estudos africanos e da Diáspora (continuação da manhã)
Debatedor: Ms. Fernanda Mara Borba (Doutoranda PPGH/UDESC)

Íris Palo Borges e Claudia Mortari
Colonialismo e lugares de fala: Chinua Achebe e a produção literária em língua inglesa
Gabriélli Debortolli
Sob os santos óleos: A utilização estratégica de instituições e práticas católicas para criação e reafirmação de vínculos parentais e de compadrio por africanos em Desterro (século XIX)
Vinícius Pinto Gomes e Claudia Mortari
“Você se requebra, você se acaba”: o funk como local de discursos de performance.
Ana Júlia Pacheco e Cristiane Mare da Silva
Nelson Mandela e a luta anti-Apartheid nas páginas da revista Veja (1986-1994)
Jurama Bergmann Vieira
O filho ilegítimo: a trajetória de Hercílio Victorino de Menezes nos anos finais da escravidão e período pós-abolição em Desterro
Lêda Maria Batista e Claudia Mortari
Literatura africana e história: a escrita de Chinua Achebe
Natasha Aleksandra Bramorski
Possibilidades de elementos da Diáspora através das visões de Jean-Michel Basquiat na obra “Undiscovered Genius” (1983).
Aline Rafaela Lelis Silva e Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Ensino de História da África, lei 10.639/03 e a memória dos africanos e seus descendentes no Brasil.
Maria Gerlane Santos de Jesus
Representação do negro nas páginas da Revista Veja
Fábio Amorim Vieira
Djehuty-hotep ou Pa-itsy? Nobres núbios sob deslocamentos e etnicidades na XVIII dinastia egípcia.

Sala de Atos (prédio novo) - 13:30h-17:30h – Ensino de História e Narrativas
Debatedor: Fabiano Garcia (Mestrando PPGH/UFSC)

Os trabalhos do eixo "Ensino de História", que ocorreriam na Sala de Atos foram realocados para o eixo “Narrativa e escrita da História” na Sala 28, das 13:30h às 17:30h.

Sala 30 – 13:30h-17:30h – Instituições e políticas de memória
Debatedor: Bruna da Silveira Viana (Mestranda PPGH/UDESC)

Cecilia de Oliveira Ewbank
William Lipkind e a conformação de uma coleção Karajá na década de 1930
Luan Mendes de Medeiros Siqueira
Maçonaria, Política e Sociedade em fins do Império e início da Primeira República: a loja capitular Visconde do Rio Branco
Carolina do Amarante
O evento e as memórias: uma análise sobre a derrubada do Bar do Chico
Lucas Fernandes Silochi
Expressões do terror: um inventário refletido dos arquivos da repressão stronista.
Fernanda Biava Cassettari
Do jovem marginalizado a maior regenerado: um estudo sobre a menoridade na Penitenciária da Pedra Grande (década 1930)
Fabiana Pires
Infâncias Roubadas: a memória dos filhos e filhas de militantes políticos de esquerda a partir de seus depoimentos na Comissão da Verdade “Rubens Paiva”
Luciana Mendes dos Santos
Uma Análise dos Projetos de Cultura no Brasil Contemporâneo: os Conselhos Nacionais de Cultura (1938 e 1961) e o Conselho Federal de Cultura (1966).
Ana Terra de Leon Silva
Malditos Cantos: práticas psiquiátricas e a institucionalização da loucura no Brasil durante a ditadura militar a partir da obra de Austregésilo Carrano Bueno
Kauê Pisetta Garcia
Conflitos de verdade(s): os embates ideológicos nos depoimentos de ex agentes repressivos à Comissão Nacional da Verdade (2012-2014).

Sala 29 – 13:30h-17:30h – Mídia e representação
Debatedor: Ms. Álisson Sousa Castro (Doutorando PPGH/UDESC) e  Ms. Lucas Bragal Rangel Villela (Doutorando PPGH/UDESC)

Simone de Novaes Costa Pereira
Um estudo de construções temporais nos longas-metragens de animação Alice no País das Maravilhas e Peter Pan, da década de 1950.
Julia Massucheti Tomasi
“Agradeço por uma graça alcançada”: os santos populares do Cemitério São Francisco de Assis, Itacorubi/Florianópolis (1980-2015)
André Procópio Gomes
Identidade, modernidade e consumo: a prática de ir ao shopping.
Raisa Barbosa Wentelemn Sagredo
De José do Egito ao Os Dez Mandamentos: olhando o Egito Antigo através da TV brasileira.
Mikaella Caroline Sato Pezzi
Êxodo: Deuses e reis – A relação entre mídia e narrativa bíblica.
Lucas Kammer Orsi
O monumental pelo fotográfico: sobre fotografia e patrimônio cultural entre os anos 1930 e 1990.
Conrado de Oliveira e Silva e Davi Enernesto Tekle Scherer
A retratação da fronteira oeste estadunidense na cinegrafia Western.
Cristiane Pereira Martins
As representações dos femininos na música brega: análise da obra de Odair José na década de 1970.
Richard Joseph Althoff
Nem poser, nem radical: representações da subcultura headbanger em Florianópolis na década de 1980.
Priscila de Andrade Rodrigues
Movimentos friamente calculados: política, televisão e cultura em Chapolin Colorado (1970-1979)

Sala 28 – 13:30-17:30 – Narrativa e escrita da História
Debatedor: Gustavo Henrique de Siqueira (Mestrando PPGH/UDESC)

Márlio Aguiar
A história do direito através da história das ideias e da história dos conceitos: perspectivas metodológicas contemporâneas
Luiza Tonon da Silva
Atena negra: historiografia e eurocentrismo na História Antiga.
Christian Gonçalves Vidal Fonseca, Manoela Salvador Frederico e Nathália Jonaine Hermann
Narrativa histórica através do Samba-enredo: Representação da ditadura militar entre 1973- 1990.
Nadir Machado
Estiva do Inferninho: história e memórias de um lugar esquecido.
André Gesser de Moraes
Do si para a historia: lugares de fala que tecem identidades.
Aniele Almeida Crescêncio
Objetividade e cientificidade da história: uma análise de fragmentos e escritos póstumos de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900).
Larissa Canuto
O positivismo e as políticas indigenistas no Brasil: A criação do Serviço de Proteção aos Índios (1910 – 1967)
Philip Borja Surniche e Silvia Vitorassi
“Não é só pelos 0,20 centavos”: o discurso da mídia na construção da memória

Os trabalhos seguintes são do eixo "Ensino de História", que ocorreriam na Sala de Atos, mas precisaram ser realocados para o eixo “Narrativa e escrita da História”.

Juliano Cabral Pereira
Da memória à história: as políticas de nacionalização do ensino durante a ditadura militar problematizadas a partir de uma entrevista
Albertina Carlos Franco e Laurinda Guizado Malunguissa Chicapula
Ensino de História e Narrativas em Moçambique: a literatura oral uma fonte fiável para a compreensão da história local, segundo ciclo do ensino Básico.
Suellen de Souza Lemonje
Vivências práticas na aula de história sob a perspectiva da pedagogia Waldorf.
Maíra Pires Andrade
O ensino de História escolar a partir dos debates dos intelectuais de Santa Catarina na 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927.

Auditório novo – 13:30h-17:00h – História, comunicação e imprensa
Debatedor: Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite (Mestrando PPGH/UDESC)

Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite
O Guga-sem-cabeça e outras histórias: o modo de transmitir e narrar os desfiles das escolas de samba de Florianópolis pela televisão nas décadas de 1990 e 2000.
Gustavo Tiengo Pontes
Imagens impressas em um jornal de orientação fascista: análise do uso de ilustrações no periódico integralista “Flamma Verde” (1936-­1938).
Igor Lemos Moreira
Da Trincheira Para A Manchete: Os momentos iniciais da Primeira Guerra Mundial visto pelos jornais “A notícia”, “A Época” e “Folha do Commercio” (1914).
Glenio Madruga II e Rubens José de Toledo Frizo
O cholera-morbus na Guerra da Tríplice Aliança: estudos no front militar e no front doméstico de Nossa Senhora do Desterro.
Iara Steiner Perin
Revista Veja: marchando para o desenvolvimento, uma nova revista para um novo Brasil (1968-1974)
Lucas Txai Medeiros da Fonseca
Observando o Portal do SuperPlunf: uma reflexão sobre tecnologia, ensino e história.

As comunicações Orais ocorrerão todas no dia 9 de outubro (sexta-feira) no período da manha e da tarde.  Favor conferir se a sua apresentação está incluída na programação.
Fique atento às versões atualizadas da programação para possíveis modificações nos horários.

Orientações para o envio do trabalho completo

  1. O trabalho deverá conter de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas e deverá ser enviado até o dia 05 de Outubro de 2015 em formato .DOC para o e-mail: semanahistoriaudesc@gmail.com.
  2. O trabalho deve seguir o modelo pré-estabelecido, disponível aqui.


Orientações para a apresentação do trabalho

  1. O trabalho deverá ser apresentado em aproximadamente 15 minutos.
  2. O/a/s apresentador/a/es  devem  chegar  pelo  menos  10 (dez)  minutos  antes  para conferir qual sala apresentarão os trabalhos e para se organizarem;
  3. Estarão disponíveis ao participante um computador e um datashow. Pedimos que leve o arquivo em um pendrive, para evitar possíveis imprevistos com a internet.
  4. Ao final da apresentação o participante ganhará um certificado de 02 horas.