Programação Atualizada
06/10
Fique atento para possíveis
alterações em seu trabalho!
**INFORMES**
v Cartas de aceite serão enviadas caso
necessário, peça à semanahistoriaudesc@gmail.com
v Os seguintes eixos foram suprimidos
pela pouca quantidade de trabalhos: História Indígena; História e Mulheres;
Patrimônio cultural e representações e Narrativas audiovisuais. Os trabalhos
serão realocados de acordo com sua segunda opção, feita no momento da
inscrição. Pedimos desculpas pelo transtorno.
v Caso você não possa, de modo algum, apresentar no horário
proposto, contate-nos.
IMPORTANTE
O
trabalho deverá conter de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas e deverá ser enviado
até o dia 05 dia 14 de outubro de 2015 em formato .DOC para o e-mail:
semanahistoriaudesc@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
- 9h às 12h
Sala 49 – 9h-12h
– Gênero e representações
Debatedor: Ms. Felipe Salvador Weissheimer (Doutorando
PPGH/UDESC)
Marcelo de Jesus Silva
A
construção do masculino em feira livre da cidade de Feira de Santana.
Andréia Amorim da Silva e Camila
Nascimento Azevedo
Amor
Clandestino: como o MIR e a AP lidavam com as relações de afeto na clandestinidade?
Mariane da Silva
O
Movimento Feminino Pela Anistia em Santa Catarina: memória e esquecimento.
Roberto Carlos Silva e Silva
Duas
pontas de um mesmo chifre: escárnio e trauma por meio da representação do corno
na música brega.
Felipe Salvador Weissheimer
A
castração e o Complexo de Édipo no diagnóstico em psicanálise.
João Lucas Fagundes Versiani Gusmão
e Helen Ulhôa Pimentel
Os
Discursos Científicos do Século XIX e o Corpo Negro na Obra Cinematográfica “Vênus
Negra” (2010)
Josiély Koerich
O
'Archivo del Terror' do Paraguai: trajetória e usos políticos do passado
Tamy Amorim da Silva
Narrações
sobre Carmen de Lara Castro - Gênero e Direitos Humanos no Paraguai (1967-1993).
Auditório novo –
9h-12h – História e Literatura
Debatedor: Ms.
Talita Sauer Medeiros (Doutoranda PPGH/UFSC)
Carlos Eduardo da Costa Campos
Suetônio
e a representação do nascimento apolíneo de Caesar Augustus
Emilly Fidelix da Silva
Clarice
Lispector e a escrita epistolar: encurtando distâncias entre 1944-1959
Paola Povosian Freitas Calle
"Os
Gigantes Peludos": um relato dentro do gênero utópico
Lucas Sohn Albuquerque
Revolta
e urgência: a produção e publicação do romance recordações do escrivão Isaías
Caminha, de Lima Barreto.
Isadora Muniz
As
representações do casamento oitocentista nas obras machadianas.
Jamylle Goulart Colvara
"O
Sacro Império Romano-Germâno do século XVIII representado em "Os
Bandoleiros" de Friedrich Schiller
Ana Carolina Nascimento
Visões
de Mundo: o olhar de Montaigne sobre os índios tupinambás da costa brasileira
Auditório (Sala
42) – 9h-10:30h – Visões de Mundo
Debatedor:
Ricardo Duwe (Mestrando PPGH/UDESC)
Raphael Yuri Coelho Prata
Influências
do tomismo e do neo-tomismo na formação do pensamento filosófico e educacional
brasileiro.
Fabrício Massaneiro Oliveira e
Silva
Do
Mediterrâneo ao Atlântico: apontamentos sobre Zéjel e Trova.
Elio Portella Junior
"Os
baptistas tem uma mensagem educacional para o mundo": o messianismo da
cosmovisão estadunidense oitocentista e a educação protestante-batista no
Brasil
Gabriel Passold
A
arte e a construção de outros lugares: Uma análise estética do Rap.
Sala 59 – 9h-12h
– Estudos africanos e da Diáspora
Debatedora: Ms.
Fernanda Mara Borba (Doutoranda PPGH/UDESC)
Aline Dias dos Santos
O
livro didático de história em debate: Apontamentos acerca do impacto da lei
10.639
Carol Lima de Carvalho e Ticiane
Caldas
Análise
das atuações profissionais dos/as docentes das universidades particulares
(UNIASSELVI e FACVEST) e comunitárias (UNIDAVI e FURB) do Estado de Santa
Catarina.
Maria Carolina Eli
Os
"nós" de um turbante: identidades e estéticas negras
André Fernandes Passos
O
tráfico de escravos e a economia de abastecimento de Santa Catarina, século
XIX.
Carolina Corbellini Rovaris
Construindo
vidas em liberdade na Diáspora: experiências e estratégias de Antonio da Costa
Peixoto e Manoel Luis Leal na Ilha de Santa Catarina (1861 – 1879)
Mariana Heck
É
possível pensar em um ensino de história decolonial? Alguns apontamentos sobre
os currículos dos cursos de história das universidades públicas de Santa
Catarina (2011-2012)
TARDE
- 13:30h às 17:30h
Auditório (Sala
42) – 13:30h-17:30h – Visões de Mundo (continuação da manhã)
Debatedor:
Ricardo Duwe (Mestrando PPGH/UDESC)
Kerollainy Rosa Schütz
Infâncias
e processos de ensino-apredendizagem de crianças indígenas: uma discussão a
partir da obra “Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância,
aprendizagem e escolarização”.
Arielle Rosa Rodrigues
Nas
militâncias políticas de esquerda uma esperança de mudar o mundo
Daniele Prozczinski
O
século de humilhação: Revoltas populares e imperalismo na China no séc. XIX.
Tiago João José Alves
Circulando
pela América Latina: a crise Argentina de 2001 e a fundação do grupo paranaense
Construção ao Socialismo (CAS).
Rodrigo Prates de Andrade
A
guerra e a escrita da história na Coroa de Aragão (séculos XII-XIII):
possibilidades de pesquisa
Leonardo de Lara Cardoso
Imagens
de Minerva: uma análise polissêmica
Silvana de Paula Palma
A
cidade do sol e Nova Atlântida: As mulheres nas utopias modernas e as (Des)
Igualdades imaginadas.
Lívia Bernardes Roberge
Os
Diggers e a Terceira Via da Revolução de 1640: violência e resistência na
Inglaterra do século XVII.
Sala 49 – 13:30h-17:30h
– Gênero e Representação (continuação da manhã)
Debatedor: Ms. Felipe Salvador Weissheimer (Doutorando
PPGH/UDESC)
Cristhina Boni Lavratti
A
questão da honra levada “a ferro e a fogo”: o machismo discutido no Direito e
reportado no jornal O Estado de Santa Catarina.
Joana Maria Pedro e Musa Santos
Clandestinidade:
gênero e memória.
Jovelina Lenir Carlini da Rocha
A
prostituição em debate: intervenção político-social da pastoral da mulher
marginalizada em Rondonópolis.
Ana Lúcia Barbosa, Francine De
Souza Trajano e Roberta Amabile Patrão
Questões
de gênero: a visão das crianças em formação e as formas de abordagem na escola.
Kariane Camargo Svarcz
E
como estão elas na Física? Investigação sobre a situação presencial e
participativa das mulheres na física. Uma leitura histórica na perspectiva de
gênero e ciência.
Sala 32 –
13:30h-17:30h – Estudos africanos e da Diáspora (continuação da manhã)
Debatedor: Ms.
Fernanda Mara Borba (Doutoranda PPGH/UDESC)
Íris Palo Borges e Claudia Mortari
Colonialismo
e lugares de fala: Chinua Achebe e a produção literária em língua inglesa
Gabriélli Debortolli
Sob
os santos óleos: A utilização estratégica de instituições e práticas católicas
para criação e reafirmação de vínculos parentais e de compadrio por africanos
em Desterro (século XIX)
Vinícius Pinto Gomes e Claudia
Mortari
“Você
se requebra, você se acaba”: o funk como local de discursos de performance.
Ana Júlia Pacheco e Cristiane Mare
da Silva
Nelson
Mandela e a luta anti-Apartheid nas páginas da revista Veja (1986-1994)
Jurama Bergmann Vieira
O
filho ilegítimo: a trajetória de Hercílio Victorino de Menezes nos anos finais
da escravidão e período pós-abolição em Desterro
Lêda Maria Batista e Claudia
Mortari
Literatura
africana e história: a escrita de Chinua Achebe
Natasha Aleksandra Bramorski
Possibilidades
de elementos da Diáspora através das visões de Jean-Michel Basquiat na obra
“Undiscovered Genius” (1983).
Aline Rafaela Lelis Silva e Paulino
de Jesus Francisco Cardoso
Ensino
de História da África, lei 10.639/03 e a memória dos africanos e seus
descendentes no Brasil.
Maria Gerlane Santos de Jesus
Representação
do negro nas páginas da Revista Veja
Fábio Amorim Vieira
Djehuty-hotep
ou Pa-itsy? Nobres núbios sob deslocamentos e etnicidades na XVIII dinastia
egípcia.
Sala de Atos
(prédio novo) - 13:30h-17:30h – Ensino de História e Narrativas
Debatedor:
Fabiano Garcia (Mestrando PPGH/UFSC)
Os trabalhos do eixo "Ensino de História", que ocorreriam
na Sala de Atos foram realocados para o eixo “Narrativa e escrita da História” na Sala 28, das 13:30h às 17:30h.
Sala 30 –
13:30h-17:30h – Instituições e políticas de memória
Debatedor: Bruna
da Silveira Viana (Mestranda PPGH/UDESC)
Cecilia de Oliveira Ewbank
William
Lipkind e a conformação de uma coleção Karajá na década de 1930
Luan Mendes de Medeiros Siqueira
Maçonaria,
Política e Sociedade em fins do Império e início da Primeira República: a loja
capitular Visconde do Rio Branco
Carolina do Amarante
O
evento e as memórias: uma análise sobre a derrubada do Bar do Chico
Lucas Fernandes Silochi
Expressões
do terror: um inventário refletido dos arquivos da repressão stronista.
Fernanda Biava Cassettari
Do
jovem marginalizado a maior regenerado: um estudo sobre a menoridade na
Penitenciária da Pedra Grande (década 1930)
Fabiana Pires
Infâncias
Roubadas: a memória dos filhos e filhas de militantes políticos de esquerda a
partir de seus depoimentos na Comissão da Verdade “Rubens Paiva”
Luciana Mendes dos Santos
Uma
Análise dos Projetos de Cultura no Brasil Contemporâneo: os Conselhos Nacionais
de Cultura (1938 e 1961) e o Conselho Federal de Cultura (1966).
Ana Terra de Leon Silva
Malditos
Cantos: práticas psiquiátricas e a institucionalização da loucura no Brasil
durante a ditadura militar a partir da obra de Austregésilo Carrano Bueno
Kauê Pisetta Garcia
Conflitos
de verdade(s): os embates ideológicos nos depoimentos de ex agentes repressivos
à Comissão Nacional da Verdade (2012-2014).
Sala 29 –
13:30h-17:30h – Mídia e representação
Debatedor: Ms.
Álisson Sousa Castro (Doutorando PPGH/UDESC) e
Ms. Lucas Bragal Rangel Villela (Doutorando PPGH/UDESC)
Simone de Novaes Costa Pereira
Um
estudo de construções temporais nos longas-metragens de animação Alice no País
das Maravilhas e Peter Pan, da década de 1950.
Julia Massucheti Tomasi
“Agradeço
por uma graça alcançada”: os santos populares do Cemitério São Francisco de
Assis, Itacorubi/Florianópolis (1980-2015)
André Procópio Gomes
Identidade,
modernidade e consumo: a prática de ir ao shopping.
Raisa Barbosa Wentelemn Sagredo
De
José do Egito ao Os Dez Mandamentos: olhando o Egito Antigo através da TV
brasileira.
Mikaella Caroline Sato Pezzi
Êxodo:
Deuses e reis – A relação entre mídia e narrativa bíblica.
Lucas Kammer Orsi
O
monumental pelo fotográfico: sobre fotografia e patrimônio cultural entre os
anos 1930 e 1990.
Conrado de Oliveira e Silva e Davi
Enernesto Tekle Scherer
A
retratação da fronteira oeste estadunidense na cinegrafia Western.
Cristiane Pereira Martins
As
representações dos femininos na música brega: análise da obra de Odair José na
década de 1970.
Richard Joseph Althoff
Nem
poser, nem radical: representações da subcultura headbanger em Florianópolis na
década de 1980.
Priscila de Andrade Rodrigues
Movimentos
friamente calculados: política, televisão e cultura em Chapolin Colorado
(1970-1979)
Sala 28 –
13:30-17:30 – Narrativa e escrita da História
Debatedor:
Gustavo Henrique de Siqueira (Mestrando PPGH/UDESC)
Márlio Aguiar
A
história do direito através da história das ideias e da história dos conceitos:
perspectivas metodológicas contemporâneas
Luiza Tonon da Silva
Atena
negra: historiografia e eurocentrismo na História Antiga.
Christian Gonçalves Vidal Fonseca,
Manoela Salvador Frederico e Nathália Jonaine Hermann
Narrativa
histórica através do Samba-enredo: Representação da ditadura militar entre
1973- 1990.
Nadir Machado
Estiva
do Inferninho: história e memórias de um lugar esquecido.
André Gesser de Moraes
Do
si para a historia: lugares de fala que tecem identidades.
Aniele Almeida Crescêncio
Objetividade
e cientificidade da história: uma análise de fragmentos e escritos póstumos de
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900).
Larissa Canuto
O
positivismo e as políticas indigenistas no Brasil: A criação do Serviço de
Proteção aos Índios (1910 – 1967)
Philip Borja Surniche e Silvia
Vitorassi
“Não
é só pelos 0,20 centavos”: o discurso da mídia na construção da memória
Os trabalhos seguintes
são do eixo "Ensino de História",
que ocorreriam na Sala de Atos, mas precisaram ser realocados para o eixo “Narrativa e escrita da História”.
Juliano Cabral Pereira
Da
memória à história: as políticas de nacionalização do ensino durante a ditadura
militar problematizadas a partir de uma entrevista
Albertina Carlos Franco e Laurinda
Guizado Malunguissa Chicapula
Ensino
de História e Narrativas em Moçambique: a literatura oral uma fonte fiável para
a compreensão da história local, segundo ciclo do ensino Básico.
Suellen de Souza Lemonje
Vivências
práticas na aula de história sob a perspectiva da pedagogia Waldorf.
Maíra Pires Andrade
O
ensino de História escolar a partir dos debates dos intelectuais de Santa
Catarina na 1º Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927.
Auditório novo –
13:30h-17:00h – História, comunicação e imprensa
Debatedor:
Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite (Mestrando PPGH/UDESC)
Willian Tadeu Melcher Jankovski
Leite
O
Guga-sem-cabeça e outras histórias: o modo de transmitir e narrar os desfiles
das escolas de samba de Florianópolis pela televisão nas décadas de 1990 e
2000.
Gustavo Tiengo Pontes
Imagens
impressas em um jornal de orientação fascista: análise do uso de ilustrações no
periódico integralista “Flamma Verde” (1936-1938).
Igor Lemos Moreira
Da
Trincheira Para A Manchete: Os momentos iniciais da Primeira Guerra Mundial
visto pelos jornais “A notícia”, “A Época” e “Folha do Commercio” (1914).
Glenio Madruga II e Rubens José de
Toledo Frizo
O
cholera-morbus na Guerra da Tríplice Aliança: estudos no front militar e no
front doméstico de Nossa Senhora do Desterro.
Iara Steiner Perin
Revista
Veja: marchando para o desenvolvimento, uma nova revista para um novo Brasil
(1968-1974)
Lucas Txai Medeiros da Fonseca
Observando
o Portal do SuperPlunf: uma reflexão sobre tecnologia, ensino e história.
As
comunicações Orais ocorrerão todas no dia 9 de outubro (sexta-feira) no período
da manha e da tarde. Favor conferir se a
sua apresentação está incluída na programação.
Fique
atento às versões atualizadas da programação para possíveis modificações nos
horários.
Orientações para
o envio do trabalho completo
- O trabalho deverá conter de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas e deverá ser enviado até o dia 05 de Outubro de 2015 em formato .DOC para o e-mail: semanahistoriaudesc@gmail.com.
- O trabalho deve seguir o modelo pré-estabelecido, disponível aqui.
Orientações para
a apresentação do trabalho
- O trabalho deverá ser apresentado em aproximadamente 15 minutos.
- O/a/s apresentador/a/es devem chegar pelo menos 10 (dez) minutos antes para conferir qual sala apresentarão os trabalhos e para se organizarem;
- Estarão disponíveis ao participante um computador e um datashow. Pedimos que leve o arquivo em um pendrive, para evitar possíveis imprevistos com a internet.
- Ao final da apresentação o participante ganhará um certificado de 02 horas.